segunda-feira, 7 de maio de 2007

Mestres do Blues - B. B. King

O maior ou melhor bluesman da história? Depende do gosto de cada um, não dá pra afirmar. Não existe unanimidade nessas questões. Mas uma coisa é inegável, B. B. King é, sem dúvida, o grande embaixador do Blues e seu maior nome ao redor do planeta.

B. B. King interpretando uma de suas assinaturas, "The Thril Is Gone"


Biografia Abreviada (extraída da Wikipedia)
Riley B. King nasceu em uma plantação de algodão, em 16 de setembro de 1925, em Itta Bena, no Mississippi. Teve uma infância difícil – aos 9 anos, vivia sozinho e colhia algodão, trabalho que lhe rendia 35 centavos de dólar por dia. Começou a tocar, a troco de algumas moedas, na esquina da Igreja, ainda em sua cidade natal. No ano de 1947, partia para Memphis, no Tennessee, apenas com sua guitarra e $2,50 dóláres.

Nomes como Django Reinhardt, Blind Lemon Jefferson, Lonnie Johnson, Charlie Christian e T-Bone Walker foram alguns de seus ídolos. "Num sábado à noite ouvi uma guitarra elétrica que não tocava spirituals negros. Era T-BONE interpretando "Stormy Monday" e foi o som mais belo que alguma vez ouvi na minha vida." - recorda B.B. King. "Foi o que realmente me levou a querer tocar Blues".

A primeira grande oportunidade da sua carreira surgiu em 1948, quando atuou no programa de rádio de Sonny Boy Wiliamson, na estação KWEM, de Memphis. Sucederam-se atuações fixas no "Grill" da Sixteenth Avenue e mais tarde um spot publicitário de 10 minutos na estação radiofônica WDIA, com uma equipe e direção exclusivamente negra. "King’s Sport", patrocinado por um tônico, tornou-se tão popular que aumentou o tempo do transmissão e se transformou no "SEPIA SWING CLUB".

King precisava de um nome artístico para a Rádio. Aquilo que começou por ser "BEALE STREET BLUES" foi abreviado para "BLUES BOY KING" e eventualmente para B.B.KING.

Pouco depois do sucesso "THREE O’CLOCK BLUES", em 1951, B.B.King começou a fazer turnês nacionais sem parar, atingindo uma média de 275 concertos ao ano. Só em 1956 B.B. e a sua banda fizeram 342 concertos! Dos pequenos cafés, teatros de "gueto", salões de dança, clubes de jazz e de rock, grandes hotéis e recintos para concertos sinfônicos aos mais prestigiados recintos nacionais e internacionais, B.B. KING logo se tornou o mais conceituado músico de Blues dos últimos 40 anos, desenvolvendo um dos estilos musicais de guitarra mais prontamente identificáveis mundialmente. Seu estilo foi inspirador para muitos guitarristas de rock - MIKE BLOOMFIELD, ALBERT COLLINS, BUDDY GUY, FREDDY KING, JIMI HENDRIX, OTIS RUSH, JOHNNY WINTER, ALBERT KING, ERIC CLAPTON, GEORGE HARRISON e JEFF BECK são apenas alguns dos que o seguiram como modelo.

Nenhum comentário: