sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Puro Malte no Sobretudo


Hoje, a partir das 19h, tem Puro Malte no Happy Hour do BNB Clube Aldeota (Avenida Santos Dumont, 3646).

Só que esse não é o motivo deste post, mas reproduzir o excelente texto feito por Roberto Maciel e publicado por Luiz Carlos de Carvalho no Sobretudo (veja ao lado no quadro "Indicamos"), no post "Puro Malte: aprecie sem moderação", e agradecer a ambos pelo apoio dado à Puro Malte.

Abrir e preservar espaços para o blues numa terra onde o forró eletrônico parece ditar as regras não é tarefa fácil. Mas com perseverança, irreverência e determinação, a banda Puro Malte vem ganhando palcos e admiração em Fortaleza. E se desdobrar para dar conta dos shows tem sido um desafio para Aldo Machado (bateria), Cláudio Oliveira (voz e guitarra), Erich Greiner (guitarra) e Vitório Vieira (baixo), que além da música, se dedicam a outras atividades.

Nascida no Ceará, a primeira formação da Puro Malte recebeu o nome de Blues de Fato, em meados de 2003. Enérgica e viril, a banda sempre teve na alma o rock’n’roll como fonte e apoio musical. Continuam ainda do grupo inicial as guitarras de Erich e o baixo de Vitório. Foi, no entanto, com a chegada das baquetas de Armando (hoje não mais no grupo), no final de 2005, e a voz, a guitarra e a gaita de Cláudio, no início de 2006, adicionando experiências, que se chegou à consolidação.

O repertório requintado do grupo merece uma pausa atenciosa, seja para apreciar interpretações de clássicos, seja em composições próprias. A musicalidade cearense se mistura com o bom gosto do repertório, que inclui ícones do rock como Deep Purple e Led Zeppelin, Jimi Hendrix e Chuck Berry, e do blues, como Buddy Guy, Eric Clapton e Stevie Ray Vaughan. O traço comum é o som que nasceu às margens do rio Mississippi, parido das dores no espírito dos negros escravos.

O som envolvente da Puro Malte conquista até os que não são amantes do blues. É só questão de tempo para se apaixonar pela banda e, é claro, é essencial saber que puro malte não dá ressaca.

Nenhum comentário: